Com o 25 de Abril de 1974, rapidamente novas oportunidades surgiram na sociedade portuguesa. Tida como um bem prioritário, foi o direito à construção e acesso a habitação própria. Assim surgiu o projeto de construção da Cooperativa de Habitação Económica Capitães de Abril, cuja data de constituição foi lavrada em 14/12/1979, e em homenagem àqueles para isso contribuíram.
Com a construção da urbanização concretizada, e entrega das moradias, logo se constatou a enorme quantidade de casais novos, sentindo-se a necessidade de criação de uma associação que contribuisse para a aproximação de todos os moradores e seus familiares através da criação de um espaço e dinamização de atividades culturais, desportivas e lúdicas, e na ocupação dos tempos livres dos mais jovens.
Foi assim que em 14/12/1984 no 2º. Cartório da Secretaria Notarial de Viana do Castelo, foi lavrada a escritura de constituição da Associação Cultural e Desportiva Capitães de Abril, abreviadamente ACDCA, e cujos Estatutos foram publicados no Diário da República nº. 47, de 26/02/1985 III Série.
A ACDCA é hoje o resultado da conjugação de esforços, sinergias e conhecimentos proporcionados por todos aqueles que ao longo dos anos deram o seu precioso contributo para a sua afirmação.